Dicionário do Rádio



Audiência – Percentagem de pessoas que ouvem uma determinada rádio.

Canais (FM) – Identifica a rádio junto a Anatel. Vai de 201 até 300, equivalente as freqüências de 88.1 e 107.9, respectivamente.
As frequências ímpares a cada intervalo de 0.2mhz equivale a um canal.

Comercial – Spot, Jingle, Anúncio.

Delay – Termo técnico usado para designar o retardo de sinais em circuitos eletrônicos, geralmente o atraso de som nas transmissões via satélite ou via internet.

Distorção – Saturação, alteração do som original de forma que se torna desagradável ao ouvinte.

Efeitos – Sons que se introduzem geralmente nas sonorizações para “sublinhar” determinado som ou para causar impacto na atenção do ouvinte.

FM Comunitária – Conhecido também como RADCOM, é o serviço de Radiodifusão Sonora em Freqüência Modulada, operada em baixa potência e com cobertura restrita, outorgado a fundações e associações comunitárias, sem fins lucrativos, com sede na localidade de prestação do serviço. Conheça a legislação a respeito.

Freqüência Modulada (FM) – É a modalidade de serviço de radiodifusão que opera na faixa de 87,8 MHz a 108 MHz, com modulação em freqüência.

Jingle – É uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade.
É uma música feita exclusivamente para um produto ou empresa.
É geralmente uma peça de áudio ou vídeo utilizada por emissoras de rádio ou TV para identificação da marca, canal, frequência. Pode ser falada ou cantada.

Licença – Procedimento posterior à outorga, que envolve aspectos técnicos e administrativos, para que a operação da emissora possa ser iniciada.
Logo, é possível uma emissora estar outorgada mas ainda não possuir licença para operar.

Locutor – Animador, Apresentador.

Onda Curta (OC) – É a modalidade de serviço de radiodifusão que opera nas faixas de 5.950 kHz a 6.200 kHz, 9.500 kHz a 9.775 kHz, 11.700 kHz a 11.975 kHz, 15.100 kHz a 15.450 kHz, 17.700 kHz a 17.900 kHz, 21.450 kHz a 21.750 kHz e 25.600 kHz a 26.100 kHz, com modulação em amplitude.

Onda Média (OM) – É a modalidade de serviço de radiodifusão que opera nas faixas de 525 KHz. a 1.605 KHz e 1.605 KHz a 1.705 KHz, com modulação em amplitude.

Onda Tropical (OT) – É a modalidade de serviço de radiodifusão que opera nas faixas de 2.300 kHz a 2.495 kHz, 3.200 kHz a 3.400 kHz, 4.750 kHz a 4.995 kHz e 5.005 kHz a 5.060 kHz, com modulação em amplitude.

Outorga – Ato pelo qual a concessão do canal é efetivada à entidade que venceu a licitação e pagou por ele, no caso de emissora comercial.
Ou a concessão é efetivada a uma entidade educativa, sem pagamento, no caso de emissoras educativas.
A concessão tem tempo limitado (xx anos), podendo ser renovada ou cassada.

Ouvinte – Todos os que escutam a rádio, eles são a razão de ser da rádio.

Propaganda -É um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.

Spot – É um fonograma utilizado como peça publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e música de fundo.
O spot é, geralmente, utilizado na publicidade quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem.

Streaming – Streaming é uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes. É frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimédia através da Internet.
No caso das rádios é o serviço ou tecnologia para a transmissão das rádios através da internet.

Vinheta – Filme, som ou texto geralmente curtos que identificam uma emissora de rádio, TV.
São em geral vinculados entre intervalos de programas, no início ou fim deles.

Fonte: Apaixonados por rádios

0 comentários: